Esclarecimentos sobre produção de álcool - COVID 19

 

O álcool gel é um produto químico e, como tal, não pode ser fabricado de forma “caseira”.  O Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais de Química, não recomendam essa prática tanto pelos riscos associados quanto por confrontar a legislação brasileira.


A fabricação de qualquer produto químico requer rigoroso processo de produção, onde há padrões a serem seguidos, todas as etapas são monitoradas e passam por controles de modo a haver padronização, regularidade e qualidade.O desconhecimento, das características de cada componente/reagente, e das reações que ocorrerão ao combiná-los pode resultar em produção de gases tóxicos, liberação de grande quantidade de calor, explosões, entre outros.


O álcool líquido é altamente inflamável e, portanto, requer todo o cuidado no armazenamento, fabricação e estocagem. Quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar, princípios de incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas, além disso, se as proporções adicionadas não forem corretas, não se obterá o produto final na concentração e quantidade desejada,e ocasionará consequências sérias ao consumidor.


Não é incomum conhecermos pessoas que sofreram queimaduras decorrentes de pequenos descuidos com álcool. Por este motivo, a ANVISA proibiu desde 2002 a venda de álcool líquido 70% nos mercados.


Com a pandemia de COVID 19, a ANVISA liberou, temporariamente, a produção de álcool gel, sem autorização prévia, para as empresas de medicamentos, saneantes e cosméticos já regularizadas e com Autorização de Funcionamento (AFE), alvará ou licença sanitária emitida pelo órgão de saúde competente dos estados, Distrito Federal e municípios (Ver RDC nº 350, de 19/03/2020).


Além disso, as empresas devem ter todas as permissões legais para funcionamento, inclusive para fabricação e armazenamento de substâncias inflamáveis.


Não há espaço para improvisos caseiros ou clandestinidade!! Em caso de não encontrar álcool gel para comprar, siga as recomendações da OMS e busque utilizar produtos que possuam no rótulo o número de registro do produto na ANVISA ou dados do profissional responsável técnico (nome e registro profissional).  


Para saber se um fabricante e álcool é regular e possui habilitação, consulte nossa central de fiscalização pelo telefone (84) 9 9635-0055.






Endereço

Avenida Amintas Barros, 3700, CTC, Torre B, Sala 1204 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59075-810

Contatos

Email:
atendimento@crq15.org.br
diretoria@crq15.org.br
presidencia@crq15.org.br  

Fone: +55 (84) 3217-0220 / 1942 

Atendimento ao público das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.