Higienize corretamente as máscaras caseiras

 

#QuímicaSolidária | A pandemia nos ensinou a importância do uso de máscaras faciais para prevenir o contágio pelo novo #Coronavírus. As máscaras caseiras, feitas de pano, estão presentes no nosso dia a dia. Hoje vamos relembrar como higienizá-las corretamente.

 

As máscaras podem ser lavadas e reutilizadas regularmente. Recomenda-se evitar mais de 30 lavagens. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa), você deve lavá-las separadamente das demais roupas. A lavagem deve ser feita com água corrente e sabão neutro. Depois, deixe as máscaras de molho com água, sabão e água sanitária por, aproximadamente, 30 minutos.

 

Para o uso da água sanitária, na concentração 0.05%, a solução deve ser diluída em água. Para prepará-la, adicione um pouco de água em uma garrafa com capacidade para 1 litro. Depois, separe 25ml (meio copo descartável de café) de água sanitária e coloque na garrafa. Na sequência, complete o volume com mais água e agite um pouco para homogeneizar. Se você for utilizar mais de 1 litro, repita o preparo da solução ou aumente as quantidades de água e água sanitária, proporcionalmente.

 

Passado o tempo recomendado de molho, remova a solução e enxágue as máscaras em água limpa para que não fiquem resíduos do produto no tecido. Deixe secar e, depois, passe com ferro quente.

 

As máscaras limpas devem ser guardadas em um recipiente fechado.

Acesse nossa cartilha com perguntas e respostas sobre a água sanitária: https://bit.ly/37zxbUI

 

#QuímicaIndispensável #SarsCov2 #Covid19





Endereço

Avenida Amintas Barros, 3700, CTC, Torre B, Sala 1204 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59075-810

Contatos

Email:
atendimento@crq15.org.br
diretoria@crq15.org.br
presidencia@crq15.org.br  

Fone: +55 (84) 3217-0220 / 1942 

Atendimento ao público das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.