O que o Sistema CFQ/CRQ´s faz por você - Parte 4

 

#FazPorVocê | O principal objetivo do Sistema CFQ/CRQ´s é zelar para que a sociedade tenha acesso a produtos e serviços químicos seguros e de qualidade. E para que isso seja possível, é necessário que as atividades técnicas nessa área sejam desenvolvidas por profissionais com formação específica e que passem por contínuo aperfeiçoamento, explica o Presidente do CRQ-IV (SP), Hans Viertler. “Além de fiscalizarmos se tais atividades são exercidas por pessoal qualificado, promovemos a realização de cursos e palestras para estimular sua contínua capacitação”, acrescenta.

 

Ele avalia que, durante esse quase um ano e meio de pandemia da Covid-19, o Regional promoveu ações de grande relevância para a sociedade. Além de destacar os esforços dos profissionais que atuaram ininterruptamente na fabricação de itens destinados a combater o vírus – como produtos de limpeza e álcool em gel –, foi feito um trabalho visando a conscientização dos dirigentes públicos quanto à ineficácia das chamadas cabines de desinfecção de pessoas.

 

Estudos realizados em conjunto com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) demonstraram que os produtos usados eram ineficazes para eliminar o novo coronavírus, como também poderiam causar danos à saúde pública. Os estudos foram corroborados pela Anvisa e serviram de base para que tais dispositivos, por ordem do Ministério Público de alguns estados, fossem desinstalados, acrescenta. “Na capital paulista, com o apoio da Associação Comercial de São Paulo, conseguimos convencer o então prefeito Bruno Covas, falecido em maio passado, a vetar integralmente o projeto que exigia a instalação dessas cabines em pontos de grande concentração, como terminais de transportes públicos, shoppings, parques etc”, completa o dirigente.

 

Outras ações destacadas por Viertler no contexto da pandemia foram o esclarecimento de falsas notícias relacionadas ao uso inadequado de produtos químicos para tratar acometidos pela Covid-19, a abertura de processos éticos contra responsáveis técnicos cujas empresas estavam fornecendo insumos para fabricantes das citadas cabines de desinfecção de pessoas e a colaboração com autoridades policiais que investigaram fabricantes clandestinos principalmente de álcool em gel.


#SistemaCFQ/CRQs #QuímicaIndispensável





Endereço

Avenida Amintas Barros, 3700, CTC, Torre B, Sala 1204 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59075-810

Contatos

Email:
atendimento@crq15.org.br
diretoria@crq15.org.br
presidencia@crq15.org.br  

Fone: +55 (84) 3217-0220 / 1942 

Atendimento ao público das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.