Engenheira Química é nova Presidente do CRQ-15ª Região - Rio Grande do Norte

 

O Conselho Regional de Química da 15ª Região - conta com uma nova presidente, a engenheira química Christiane Nóbrega Bakker. Christiane era vice-presidente da gestão presidida por Djalma Ribeiro da Silva, falecido em fevereiro, e agora será a responsável por tocar os projetos do Sistema CFQ/CRQs em solo potiguar.

A nova presidente define a si própria como “prata da casa” – uma maneira de destacar o fato de ter realizado sua formação acadêmica e profissional essencialmente no Rio Grande do Norte. A trajetória de Christiane inclui graduação em Engenharia Química, especialização em Controle de Qualidade de Alimentos, Nutrição e Saúde Pública, mestrado em Desenvolvimento Tecnológico Regional de Processos e doutorado em Biotecnologia em Produção de Enzimas, todos cursados no Estado.

A atuação de Christiane na Química potiguar é eminentemente voltada ao mercado privado:

“Considero importante focar ‘o saber fazer’, por isso não abdiquei da prática, como responsável técnica nas indústrias do Estado, ao longo dos 24 anos de profissão”, afirmou.

Apesar da relação com as indústrias potiguares e da visão apurada construída na iniciativa privada, Christiane não é uma novata no Sistema CFQ/CRQs. Ela atua como conselheira regional há mais de 15 anos e acompanhou de perto a gestão de Ribeiro da Silva.

“No último ano de graduação, tive o Afonso (Avelino Dantas Neto, ex-presidente do CRQ XV) como professor. Fiz as provas finais com meu filho pequeno ainda bebê. Ele acompanhou meu drama de concluir o curso cuidando da criança, ele mesmo ajudou a embalar o carrinho para ver seu eu me formava… Depois disso ele acompanhou minha saga profissional até que veio o convite para disputar uma posição de conselheira regional”, conta.

Sobre a gestão do saudoso ex-presidente Ribeiro da Silva, a sucessora relembra o pendor dele pelo planejamento. A rigor, Christiane afirma que o andamento e os rumos da gestão se baseiam no que já fora planejado por ele.

“Djalma fez um planejamento excepcional, o que nos trouxe agilidade, transparência, e o reconhecimento por parte dos profissionais, das empresas e do próprio setor público”, assinala.

Ela destaca as virtudes do CRQ XV e a expectativa com o futuro de sua própria gestão.

“Nossas virtudes são a união, a integração de nossa equipe e a dedicação. Temos apenas quatro servidores e temos conseguido periodicamente fiscalizar todas as empresas da Química no Rio Grande do Norte. Nossa gestão apostará na entrada de novas tecnologias, o apoio da tecnologia da informação, para que possamos ter maior produtividade.

Para além da T.I, pretendemos nos comunicar cada vez melhor e estarmos cada vez mais próximos dos profissionais, atraí-los e atender suas necessidades”, aponta Christiane.

Da experiência da iniciativa privada, em face das limitações do serviço público, a nova presidente se diz novamente confiante na inovação como caminho para que o CRQ XV evolua.

“O setor privado me encanta, não raro acontece de a gente dizer que precisa de um laboratório novo e em três meses ele está lá. Mas existe luz no fim do túnel: a tecnologia da informação tem capacidade de impulsionar o que fazemos. É preciso entender que a burocracia precisa existir, até para a segurança da própria sociedade, mas temos de agilizar e entender onde está a dor dos profissionais, das empresas e da sociedade”, comenta.

Christiane diz ter as melhores expectativas na relação institucional entre o CRQ potiguar e o Conselho Federal de Química, especialmente no que se refere à qualificação de pessoal.

“Quando passei à condição de vice-presidente, percebi a preocupação do CFQ em formar profissionais, em promover treinamentos. Houve encontros como o da fiscalização, com uma análise crítica de nossas práticas e oportunidades de melhoria. O CFQ possibilita também que possamos fortalecer a comunicação social e, se não for assim, muita coisa será feita e muito pouco será visto pelos profissionais e pela sociedade”, conclui Christiane.





Endereço

Avenida Amintas Barros, 3700, CTC, Torre B, Sala 1204 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59075-810

Contatos

Email:
atendimento@crq15.org.br
diretoria@crq15.org.br
presidencia@crq15.org.br  

Fone: +55 (84) 3217-0220 / 1942 

Atendimento ao público das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.